STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão em ação sobre trama golpista
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (11) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado na ação penal sobre a chamada trama golpista. A decisão abrange também sete aliados do ex-presidente.
O julgamento considerou Bolsonaro e os demais réus culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Apesar da sentença, a prisão não será cumprida de forma imediata, pois os condenados ainda podem recorrer da decisão. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
A decisão também leva em conta o status de oficiais das Forças Armadas e delegados da Polícia Federal entre os condenados, que podem ter direito a prisão especial, conforme previsto no Código de Processo Penal.
Entre os réus estão o general Walter Braga Netto, o general Paulo Sérgio Nogueira, o general Augusto Heleno, o capitão Jair Bolsonaro, o delegado Alexandre Ramagem, o delegado Anderson Torres, o almirante Almir Garnier e Mauro Cid.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

