Prefeitura de Amargosa esclarece informações sobre aumento de notificações de HIV

Prefeitura de Amargosa esclarece informações sobre aumento de notificações de HIV
Foto: Léo Xavier

A Prefeitura de Amargosa, divulgou uma nota esclarecendo as informações sobre o aumento de casos de HIV que havia circulado nas redes sociais.

A nota esclareceu que, em 2025, foram notificados 17 novos casos de HIV, sendo oito em Amargosa e os demais em cidades vizinhas atendidas pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE).

Entre os serviços ofertados, o SAE (Serviço de Atenção Especializada), que funciona na Policlínica Municipal, é referência regional no atendimento a pessoas que vivem com HIV/AIDS e hepatites virais. Além dos moradores de Amargosa, o serviço também recebe pacientes de outras nove cidades do Vale do Jiquiriçá, o que explica a concentração dos atendimentos no município.

Entre as medidas disponibilizadas estão: testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, tratamento gratuito, distribuição de preservativos, oferta de PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição), além de ações de prevenção e aconselhamento.

O município ainda desenvolve estratégias como o Giro de Testagem, em que equipes de saúde visitam escolas, universidades, empresas e outros espaços sociais para realizar testagem, distribuição de preservativos e orientações educativas. Campanhas em grandes eventos, como o São João, e parcerias com instituições de ensino também fazem parte da estratégia de prevenção, especialmente voltada ao público jovem.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem registrado aumento de casos de HIV/AIDS nos últimos anos, tendência também observada em Amargosa. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como uso do preservativo, testagens regulares, acompanhamento pré-natal, não compartilhamento de objetos perfurocortantes, além da adesão à PrEP e à PEP, quando indicadas.

O atendimento no SAE é seguro, sigiloso e acolhedor, segundo a gestão municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *