Preço do arroz deve subir após chuvas prejudicarem lavouras no RS

Preço do arroz deve subir após chuvas prejudicarem lavouras no RS
Com os alagamentos, o número esperado da colheita deve cair - Foto: HANDOUT / SAO PAULO CIVIL DEFENSE / AFP

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira, 29, estão impactando as lavouras de arroz do estado, o maior produtor do cereal do Brasil, o que pode resultar em um aumento no preço do produto.

Com 70% de toda a produção nacional de arroz concentrada no estado, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa inicial era de colher 7,48 milhões de toneladas ao final desta safra. No entanto, os alagamentos das colheitas devido às chuvas estão reduzindo essa estimativa.

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), relatam que as atividades nas lavouras foram prejudicadas devido à submersão das plantações e à interdição das estradas, o que impossibilita o transporte do cereal.

A safra deste ano, que deveria ter sido encerrada em abril, enfrenta atrasos devido às chuvas. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) informou que 82,8% da colheita foi concluída até o momento, restando aproximadamente 150 mil hectares para serem colhidos. A região central do estado é a mais afetada pelas enchentes e, consequentemente, está mais atrasada, com apenas 62% da área colhida.

Desde o início dos temporais, o estado registrou 37 mortes, além de 74 feridos e 74 desaparecidos. Ao menos 235 municípios foram afetados pelos impactos das chuvas.

 

 
Informações do A tarde
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *