Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis no centro do Rio de Janeiro

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis no centro do Rio de Janeiro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, foi realizada neste sábado (24) e reuniu milhares de fiéis no centro da capital fluminense. A expectativa dos organizadores era de aproximadamente 300 mil participantes ao longo do trajeto.

A concentração teve início às 14h na Avenida Presidente Vargas, com a caminhada seguindo até a Praça da Apoteose, no Sambódromo. No local, o público acompanha apresentações musicais com mais de 8 horas de duração. A previsão é que o evento se estenda até as 23h.

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na Praça da Apoteose, segundo a organização. Entre os nomes confirmados da música gospel estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel.

O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”, definido pelo Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), entidade responsável pela organização do evento. Segundo o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, o objetivo é promover uma reflexão sobre paz e segurança pública.

Em 2023, a Marcha para Jesus foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O evento é promovido com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado. A primeira edição no Rio ocorreu em 1998. Em 2011, foi incluída oficialmente no calendário da cidade.

A organização define o evento como uma iniciativa voltada à promoção da paz, fortalecimento da fé cristã e valorização da cultura religiosa.

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial com participação de sete órgãos municipais. O deslocamento dos participantes foi monitorado por 70 câmeras e dois drones do Centro de Operações Rio (COR-Rio), com mais de 100 operadores dedicados ao evento.

A CET-Rio realizou interdições no trânsito desde a sexta-feira (23), com atuação de 74 agentes de trânsito, incluindo Guardas Municipais. As equipes atuam na organização do tráfego, orientação de pedestres e fiscalização de estacionamento.

A Comlurb mobilizou 130 garis e 16 fiscais divididos em turnos, acompanhando a caminhada e fazendo a limpeza das vias do percurso.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados marcou presença com ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Foram distribuídos materiais informativos e adesivadas áreas femininas com QR Codes direcionando ao site www.mulher.rio, onde é possível acessar informações e localizar pontos de apoio.

Transporte

A operação de transporte incluiu reforço nos serviços de VLT Carioca, SuperVia e MetrôRio:

  • O VLT operou até as 23h, com ligação ao Terminal Gentileza e à Central do Brasil.

  • A SuperVia disponibilizou trens extras para Japeri, Santa Cruz, Deodoro e Saracuruna. A estação Central do Brasil funcionará para embarque até 22h15.

  • O MetrôRio operará até meia-noite, com integração entre as linhas 1, 2 e 4, cobrindo áreas como Pavuna, Botafogo, Uruguai e Jardim Oceânico. A concessionária orientou os passageiros a usar pagamento por aproximação ou recarregar os cartões antecipadamente para evitar filas.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *