Exposição de bonecas mostra saber quilombola no Rio

Exposição de bonecas mostra saber quilombola no Rio
Foto: © Oscar Liberal

Pela primeira vez, artesãs do Quilombo São José da Serra, em Valença (RJ), estão expondo suas bonecas feitas com palha de milho e bucha fora da comunidade. A mostra, intitulada “Bonecas que Contam Histórias – Saberes das Mulheres do Quilombo São José da Serra”, está em cartaz no Museu de Folclore Edison Carneiro, no bairro do Catete, Rio de Janeiro, até 26 de junho.

A exposição faz parte do Programa Sala do Artista Popular (SAP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e valoriza a produção artesanal como expressão de identidade e resistência. A mostra marca também o mês de celebrações da ancestralidade negra, com destaque para o 13 de maio, data simbólica para o Quilombo.

Na abertura, uma roda de jongo — dança afro-brasileira tradicional — emocionou o público. As bonecas, embora não tenham origem ancestral na comunidade, incorporam saberes, memórias e o legado de Terezinha do Nascimento Fernandes, a Mãe Tetê, matriarca quilombola que ensinou a técnica às mulheres da comunidade. Ela faleceu em 2023, mas deixou um grupo fortalecido de 15 artesãs que continuam sua missão.

O Quilombo São José da Serra é o mais antigo do estado do Rio de Janeiro e foi titulado em 2015 após décadas de luta. Hoje, cerca de 200 moradores mantêm vivas as tradições culturais, religiosas e artesanais do território. A renda gerada pelas bonecas e outras peças — como cestarias, quadros e artes em madeira e tecido — é essencial para a economia local.

As obras estão à venda durante a mostra e continuarão sendo comercializadas no ponto de venda do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio. A Sala do Artista Popular, que completa 43 anos em 2025, já reuniu mais de 4 mil artesãos e se afirma como o mais longevo programa cultural de valorização do artesanato de tradição no Brasil.

📍 Visitação: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: © Oscar Liberal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *