Estudantes e população de baixa renda terão acesso gratuito a CNH

O Governo do Estado da Bahia sancionou, na última sexta-feira (21), os programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, que garantem isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para obtenção da primeira habilitação, além de adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiários.
A iniciativa visa atender especialmente estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, além de cidadãos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Segundo a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o “CNH da Gente” contará com 10 mil vagas. Destas, 5 mil serão destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos que fazem parte do programa Bolsa Presença. Outras 2 mil vagas serão reservadas para estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos.
Com a iniciativa, o governo busca ampliar o acesso à habilitação e facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, promovendo maior inclusão social e mobilidade.
A tarde
Foto: Macello Casal Jr. / Agência Brasil