Chance de asteroide 2024 YR4 colidir com a Lua aumentou. E agora?

A possibilidade de o asteroide 2024 YR4 colidir com a Lua em 2032 aumentou, segundo novos cálculos divulgados por cientistas. A probabilidade de impacto subiu de 3,8% para 4,3%, após observações recentes feitas com o Telescópio Espacial James Webb, da NASA. A nova estimativa também considera simulações feitas por astrônomos liderados por Paul Wiegert, especialista em dinâmica do Sistema Solar da Universidade Western, no Canadá.
O asteroide, com cerca de 55 metros de diâmetro — equivalente a um prédio de 18 andares — foi identificado como potencialmente perigoso no final de 2024. Embora a chance de colisão direta com a Terra tenha sido descartada, o risco de impacto com a Lua ainda não foi eliminado.
De acordo com o estudo, há cerca de 50% de chance de que o possível impacto aconteça no lado da Lua voltado para a Terra. Caso isso ocorra, o choque poderá liberar uma quantidade de energia comparável à de uma explosão nuclear. Estima-se que o impacto geraria até 100 milhões de quilos de detritos, dos quais cerca de 10% poderiam ser atraídos pela gravidade terrestre.
Esses fragmentos não apresentariam risco direto à população, mas poderiam provocar uma espetacular chuva de meteoros visível em várias partes do mundo. No entanto, os detritos podem representar perigo para satélites e equipamentos espaciais em órbita.
Ainda segundo Wiegert, essa seria a maior colisão de um asteroide com a Lua em pelo menos 5 mil anos. O estudo, publicado no repositório científico arXiv em 12 de junho, ainda não foi revisado por pares. A real chance de impacto deverá ser mais bem avaliada em 2028, quando o 2024 YR4 fará uma nova aproximação da Terra.
Olhar Digital