Todo mundo é diferente: vamos conversar sobre o autismo?

Você já ouviu falar em autismo?
Ele também é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo não é uma doença, e sim uma forma diferente de pensar, sentir e ver o mundo. Pessoas autistas podem ter dificuldades para conversar, entender piadas ou se sentir bem em lugares muito barulhentos ou com muita gente.
Mas, assim como todo mundo, cada pessoa com autismo é única: algumas falam bastante, outras preferem ficar em silêncio. Algumas adoram números, outras desenham super bem! E o mais importante: elas têm sentimentos, sonhos e querem fazer amigos, como qualquer criança.
Infelizmente, ainda existem crianças (e até adultos!) que praticam o bullying com colegas autistas. Elas zombam, riem ou excluem só porque alguém é diferente. Isso é muito errado! Fazer bullying machuca e pode deixar a pessoa triste, com medo e até doente por dentro.
O que você pode fazer?
-
Seja gentil com todo mundo.
-
Convide colegas autistas para brincar ou conversar.
-
Se você ver alguém sendo zoado ou excluído, chame um adulto.
-
Lembre-se: o mundo fica mais bonito quando a gente respeita as diferenças!
Todo mundo tem algo especial para mostrar. Você gosta de futebol? Tem gente que ama dinossauros, matemática ou música! E isso é incrível! Imagine um mundo onde todo mundo pensasse igual… Que chato, né?
Vamos construir juntos um lugar onde ninguém fique de fora só por ser diferente. Afinal, ser diferente é normal!
Matéria: NRS