Selo Sisbi abre portas para pequenos produtores venderem em todo o Brasil

Selo Sisbi abre portas para pequenos produtores venderem em todo o Brasil
Foto: Freepik

A integração dos Serviços de Inspeção estaduais, municipais e consórcios públicos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) permite que produtores rurais comercializem seus produtos agropecuários em todo o território nacional. O sistema padroniza os procedimentos de inspeção, conferindo maior valor agregado aos produtos e facilitando o acesso a novos mercados.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualmente existem 123 serviços de inspeção integrados ao Sisbi-POA, incluindo 41 consórcios intermunicipais do Projeto ConSIM, que já abrangem 826 municípios. A expectativa, segundo o ministro Carlos Fávaro, é que até o final do ano cerca de 2.800 municípios estejam contemplados, promovendo oportunidades para pequenos produtores e ampliando a oferta de alimentos com garantia de procedência.

“O produtor poderá agregar valor e ampliar o leque de comercialização para o consumidor, oferecendo produtos mais baratos com garantia de procedência e ajudando a combater a inflação dos preços dos alimentos”, afirmou o ministro.

Com o selo do Sisbi, agroindústrias como a Granja Alvorada da Serra, em Cáceres (MT), têm conseguido expandir suas vendas. Os produtores Jeferson e Carla Silva relatam que a certificação permitiu dobrar a produção e alcançar novos mercados no estado.

Atualmente, mais de 1.100 estabelecimentos estão integrados ao Sisbi-POA, com um total de 16.300 produtos registrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *