Saturno e Netuno entram em movimento retrógrado em julho; entenda o fenômeno astronômico

Saturno e Netuno entram em movimento retrógrado em julho; entenda o fenômeno astronômico
pixabay

Neste mês de julho, os planetas Saturno e Netuno entram em movimento retrógrado, fenômeno que, apesar de popularmente associado a Mercúrio, é comum a todos os planetas do Sistema Solar. O evento ocorre quando, do ponto de vista da Terra, os planetas parecem inverter temporariamente sua trajetória no céu, movimentando-se de leste para oeste.

Segundo o site de efemérides astronômicas In-The-Sky.org, o movimento retrógrado de Netuno terá início às 18h30 da próxima sexta-feira (4) e se estenderá até 10 de dezembro. Já Saturno entrará em retrógrado à 1h do dia 13 de julho, voltando ao movimento normal em 28 de novembro.

Para a ciência, o fenômeno é uma ilusão de ótica causada pelo deslocamento da Terra ao ultrapassar planetas em órbitas mais externas. A mudança de perspectiva gera o que astrônomos chamam de “laço retrógrado” – uma curva aparente no céu.

De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita, membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), o tempo que um planeta permanece em retrógrado está relacionado à sua distância do Sol. Como Saturno e Netuno estão mais distantes, seus períodos de aparente reversão são mais longos.

Embora o movimento retrógrado não tenha efeitos físicos ou gravitacionais nos planetas, o evento é observado e documentado por astrônomos, já que influencia a posição dos astros no céu e pode afetar observações astronômicas e estudos de efemérides.

Fonte: Olhar Digital

Foto.pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *