QUIROPRAXIA: SAIBA O QUE É, PRA QUE SERVE E COMO É FEITA.

QUIROPRAXIA: SAIBA O QUE É, PRA QUE SERVE E COMO É FEITA.
Imagem: PixaBay

Indo direto ao ponto.

Você sente, há algum tempo, uma dor no quadril e não faz ideia do que pode estar causando esse desconforto. Depois de ir em vários médicos e diversos tratamentos, a dor ainda persiste.

Então vem a pergunta: O que está causando tanta dor?

É aí que entra a Quiropraxia. Um tratamento que surgiu nos EUA, no século 19.

Ela trata os distúrbios da coluna vertebral e das articulações periféricas, seja de membros superiores ou membros inferiores. Hoje, é tida como a ortopedia aqui nosso Brasil.

Ainda não entendeu? Calma, vamos esclarecer.

A Quiropraxia trata as desordens biomecânicas dos sistemas musculoesqueléticos.

E o que que vem a ser isso?

Exemplificando: uma desordem no pé pode desencadear vários fatores biomecânicos a nível de joelho e de quadril e o paciente começa a se queixar de dor na coluna. Daí, se inicia uma investigação, a fim de detectar a situação no pé, corrige, e melhora automaticamente a dor do quadril.

Calma!

Não são meros ajustes, como a gente costuma ver na internet, muita gente estalando coluna a torto e a direito, de forma desordenada, não é isso. O ajuste é muito sério.

O profissional de Quiropraxia acredita que o corpo humano tem inteligência inata, que é o poder da autocura.  Você dá um estímulo e o corpo se cura.

Então a Quiropraxia não prega medicação, porque acredita que a medicação é só um paliativo, e precisa resolver o que está causando esse problema.

E geralmente, a maior parte dos problemas estão relacionados, principalmente, na coluna, onde a se tem um foco maior, mas também nas desordens biomecânicas.

Outro exemplo: Uma desordem no menisco, pode desencadear um processo de valgismo de joelho, que é quando os joelhos ficam virados para dentro, entre outras condições.

Quem pode procurar o Quiropraxista?

Qualquer pessoa pode procurar, basta ter a consciência de que é um profissional altamente capacitado para isso, que vai fazer uma avaliação, um diagnóstico, e neste diagnóstico ele vai fazer o tratamento.

Todas as pessoas podem passar por ajustes, ou seja, aqueles estalos de coluna?

Não, inclusive, na avaliação, que é uma avaliação demorada, são feitas diversas perguntas, entre dezenas de outras coisas, se o paciente já sofreu um acidente, uma fratura por exemplo. Então, o paciente que tem fratura não pode ser ajustado naquele local.

Por exemplo uma pessoa que caiu de moto e fraturou a coluna lombar, pode ajustar a coluna lomba? Não, não pode. Mas pode ajustar coluna cervical? Sim. esse é diferente.

Paciente com câncer, com osteoporose e bico de papagaio, tudo tem que ser avaliado minuciosamente.

Precisa estar sentindo dor para procurar o Quiropraxista?

Não. A quiropraxia visa também a prevenção. Então, todas as pessoas vão ter, de um modo ou outro, algum distúrbio biomecânico, e a Quiropraxia localiza e corrige.

Naquele momento, a conjuntura musculoesquelética ainda está segurando essa desordem biomecânica e não gera dor, mas o desgaste vai acontecer, vai permanecer, vai perdurar, e no futuro ele vem sentir dor.

Então, é interessante que as pessoas procurem o quiropraxista o quanto antes, para fazer a avaliação e, automaticamente avaliar se tem ou não desordem mecânica e corrigir.

Os ajustes são feitos todos os dias?

Não. Como acredita na inteligência inata, que é o poder que o corpo tem de alto se curar, um ajuste leva em torno de 15 dias para novamente. Menos do que isso, não tem a noção ainda de que se o paciente teve uma adaptação aquele ajuste.

Doenças:

Não existe um leque de doenças padronizadas, que a quiropraxia vai tratar.

A quiropraxia trata todo e qualquer doença, desde que seja feita uma boa avaliação e se o paciente se encontra em condições clínicas para ser atendido.

Paciente com uma disfunção no estômago, quando a pessoa come não consegue processar o alimento, pode ser um caso para quiropraxia? Sim, é um problema de saúde.

O paciente que tem câncer pode ser tratado com Quiropraxia?

Não. pois o quadro dele precisa ser avaliado.

Se for um câncer, por exemplo, o de mama, que ainda não esteja em metástases, sim,  há a possibilidade de se tratar, mas quando a metátese nasce, quando é um câncer no sistema esquelético, não pode, porque mexe na estrutura do osso.

Então os ajustes são feitos com uma avaliação minuciosa, ponderada e individual, onde o paciente é atendido de forma individualizada.

Não existe um protocolo pronto de Quiropraxia, cada pessoa tem um tipo de tratamento, porque todos os corpos, todas as pessoas são diferentes. Não existe um corpo igual ao outro. 

Fonte: Dr Cristiano

E então, ainda resta alguma dúvida?

Deixe nos comentários que nós iremos responder com todo prazer.

Um comentário em “QUIROPRAXIA: SAIBA O QUE É, PRA QUE SERVE E COMO É FEITA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *