Preços do arroz mundial sinalizam queda Após picos de alta em janeiro

Preços do arroz mundial sinalizam queda Após picos de alta em janeiro

Os preços globais do arroz, que registraram um aumento em janeiro, agora estão indicando uma possível reversão da tendência, apontam dados do Índice Osiriz/InfoArroz (IPO). Segundo o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) da França, o IPO subiu 2,3 pontos, atingindo 340,2 pontos (base 100=janeiro de 2000), refletindo a recente movimentação do mercado.

De acordo com o relatório do Cirad, os preços do arroz na Tailândia aumentaram 2%, assim como o arroz parboilizado indiano. No entanto, os preços vietnamitas apresentaram uma queda de 1,5% a 3%, dependendo da categoria. A competição entre os exportadores asiáticos continua acirrada, mesmo com as restrições de exportação ainda em vigor na Índia. O aumento nos preços do arroz no Vietnã e na Tailândia abre espaço para concorrentes asiáticos, como a Birmânia, cujos preços são mais competitivos.

O relatório também destaca a influência dos fretes marítimos nos preços do arroz. O alongamento das rotas marítimas, particularmente via Cabo da Boa Esperança, tem criado escassez de navios, dificultando o fluxo do comércio internacional de arroz.

No início de fevereiro, o índice IPO tende a cair para 337 pontos, sinalizando uma possível mudança no cenário de preços do arroz no mercado global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *