Morre Preta Gil, aos 50 anos

A cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Ela estava nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra a doença.
Diagnosticada em janeiro de 2023 com um adenocarcinoma no intestino, Preta passou por cirurgias, quimioterapia, radioterapia e, mais recentemente, buscava alternativas de tratamento no exterior. Em maio deste ano, ela iniciou um acompanhamento no Virginia Cancer Institute, em Washington, e também realizou exames no Sloan Kettering Cancer Center, referência mundial no combate ao câncer.
Em agosto de 2024, a artista anunciou a volta da doença em outros pontos do corpo: dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio. Ainda assim, manteve sua rotina nas redes sociais, compartilhando reflexões e momentos com amigos e familiares.
Filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Gil teve uma trajetória marcada pela coragem, irreverência e ativismo. Era uma defensora dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e afirmava-se bissexual. Sua postura aberta diante das vulnerabilidades, inclusive durante o tratamento da doença, emocionou o país. “Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo”, declarou ao receber o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2025.
Em 2023, Preta enfrentou o término do casamento com Rodrigo Godoy após oito anos de união. A separação ocorreu em meio ao tratamento contra o câncer, após ela descobrir uma traição. Ela também foi casada com o ator Otávio Muller, com quem teve seu único filho, Francisco, e com o mergulhador Carlos Henrique de Lima.
Mesmo debilitada, celebrou seu aniversário de 50 anos em agosto de 2024 com uma grande festa para 700 convidados no Rio de Janeiro e lançou sua autobiografia “Preta Gil: os primeiros 50”, em que relata sua trajetória artística, afetiva e a dura batalha contra o câncer.
O Brasil se despede de uma artista multifacetada, que marcou a cultura nacional com sua autenticidade, voz potente e presença marcante.
📌 Fonte: Globo / O Globo