Morre o ex-presidente da CBF José Maria Marin

Morre o ex-presidente da CBF José Maria Marin
© Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, faleceu na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da CBF. A causa da morte não foi divulgada.

Marín esteve à frente da CBF entre 2012 e 2015. Antes de sua atuação no futebol, foi vice-governador de São Paulo entre 1979 e 1982, e assumiu o governo do estado de 1982 a 1983, durante o regime militar.

Em 2015, Marín foi preso na Suíça junto a outros dirigentes da Fifa, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção. Posteriormente, foi extraditado para os Estados Unidos, onde pagou fiança de US$ 15 milhões e passou a cumprir prisão domiciliar.

No fim de 2017, ele foi condenado pela Justiça norte-americana a quatro anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraude bancária e associação criminosa. Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa o baniu do futebol de forma vitalícia por recebimento de propina. Em 2020, retornou ao Brasil após o cumprimento da pena.

Um episódio que ganhou repercussão nacional aconteceu em 2012, quando Marín guardou uma medalha durante a premiação da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na ocasião, um jogador do Corinthians ficou sem medalha, o que gerou questionamentos. O dirigente alegou ter recebido o item da Federação Paulista.

 

 

Fonte: Agência Brasil
Foto: © Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *