Morre aos 92 anos o jornalista e locutor esportivo Léo Batista, ícone da comunicação brasileira

Morre aos 92 anos o jornalista e locutor esportivo Léo Batista, ícone da comunicação brasileira
Foto: Globo/Divulgação

O jornalista e locutor esportivo Léo Batista faleceu neste domingo (19), aos 92 anos, no Hospital Rios D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde 6 de janeiro deste ano para tratar um tumor no pâncreas.

Com mais de 70 anos dedicados ao jornalismo, Léo Batista foi um dos maiores nomes da comunicação esportiva no Brasil, reconhecido por sua voz inconfundível e por ter participado de momentos marcantes da história do país e do esporte.

Trajetória profissional

Nascido João Baptista Belinaso Neto em 22 de julho de 1932, na cidade de Cordeirópolis, interior de São Paulo, Léo começou a carreira ainda jovem, como locutor em um serviço de alto-falante na sua cidade natal. Com o tempo, migrou para emissoras de rádio do interior paulista e posteriormente para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Globo.

Na emissora, destacou-se como locutor, redator de notícias e narrador esportivo, cobrindo partidas de futebol e grandes eventos. Em 1954, Léo protagonizou um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira ao noticiar, em primeira mão, o suicídio do então presidente Getúlio Vargas.

Contribuição à televisão

Na televisão, Léo Batista estreou em 1955, passando por emissoras como a TV Rio e a TV Excelsior antes de ingressar na TV Globo, em 1970. Sua chegada à emissora coincidiu com a Copa do Mundo daquele ano, durante a qual narrou jogos e participou da cobertura jornalística.

Ao longo de cinco décadas na TV Globo, Léo consolidou seu nome em programas como Jornal Nacional, Esporte Espetacular e Globo Esporte, além de ser uma das vozes marcantes do quadro “Gols do Fantástico”, que apresentou até 2007.

Reconhecimento e legado

Léo Batista foi homenageado ao longo de sua carreira por sua contribuição ao jornalismo esportivo. Em 2011, participou do quadro “Histórias do Léo”, no Globo Esporte, e, em 2017, lançou o Canal do Seu Léo, onde compartilhava curiosidades sobre os bastidores do esporte.

Mesmo com idade avançada, Léo permaneceu em atividade até pouco antes de sua internação, sendo o profissional mais antigo em atividade na TV Globo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *