Inscrições para Revalida 2024/2 terminam nesta sexta-feira (28)

Inscrições para Revalida 2024/2 terminam nesta sexta-feira (28)
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasi

O prazo para inscrições na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 encerra-se nesta sexta-feira, 28 de junho. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Revalida, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além das inscrições, o mesmo prazo é válido para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. Segundo o Inep, nesta edição, o envio do diploma de graduação em medicina deverá ser feito após a inscrição, durante o período de recurso das versões preliminares, de 28 de agosto a 1º de setembro. Em caso de ausência do diploma, os candidatos podem apresentar uma declaração ou certificado de conclusão de curso.

Os documentos devem ser expedidos por instituições de educação superior estrangeiras reconhecidas no país de origem e autenticados pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros. Documentos em idiomas diferentes de português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de tradução juramentada.

As provas do Revalida ocorrerão no dia 25 de agosto, em Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. O cronograma completo inclui:

  • Inscrições: 24 a 28 de junho
  • Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 24 a 28 de junho
  • Divulgação da nota de corte: 10 de julho
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 30 de julho
  • Aplicação: 25 de agosto
  • Envio da documentação comprobatória de conclusão de curso: 28 de agosto a 1º de setembro
  • Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 1º de outubro
  • Resultado final da 1ª etapa: 25 de outubro

O Revalida avalia habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício da medicina, alinhados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é dividido em duas etapas, teórica e prática, abrangendo cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *