BRASIL ESTÁ EM ALTO RISCO DE VOLTA DA POLIOMIELITE, ALERTA MINISTÉRIO DA SAÚDE

BRASIL ESTÁ EM ALTO RISCO DE VOLTA DA POLIOMIELITE, ALERTA MINISTÉRIO DA SAÚDE
Em alguns casos, a doença pode resultar em paralisia irreversível, embora seja evitável com a vacina que existe desde 1955 e foi amplamente disponibilizada.Imagem: Isabela Pimentel.
Saúde infantil – A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) anunciou nesta quarta-feira que Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru enfrentam alto risco de reintrodução da poliomielite. Houve queda de 7 para 9% na cobertura regional de vacinação contra a doença, a menor desde 1994.
O Brasil já está realizando uma campanha de vacinação contra a doença, mas devido ao baixo interesse, o Ministério da Saúde adiou a iniciativa até 30 de setembro. O prazo inicial da campanha, que começou em 8 de agosto, era definido para sexta-feira (9).
O objetivo da campanha nacional contra a doença é atingir crianças menores de cinco anos que ainda não receberam as imunizações (que são administradas por via intramuscular aos 2, 4 e 6 meses de idade) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que se dá por meio da conhecida gotinha.
Em alguns casos, a doença pode resultar em paralisia irreversível, embora seja evitável com a vacina que existe desde 1955 e foi amplamente disponibilizada.
Fonte: G1
Imagem: Isabela Pimentel.