Baixas temperaturas exigem cuidados adicionais com gado leiteiro

Com a chegada do inverno, os produtores de leite enfrentam novos desafios, especialmente na região Sul do país, onde as temperaturas podem ficar abaixo de zero. O clima mais severo afeta diretamente a saúde do gado leiteiro e impacta a produção nas propriedades.
Segundo Marieli Garcia Madeira de Lima, inspetora técnica da Associação de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), o frio intenso aumenta os riscos de infecções respiratórias, como a pneumonia, além de reduzir a ingestão de água pelos animais — o que influencia negativamente na produção de leite.
“Para evitar esse tipo de situação, o ideal é manter o local onde ficam os animais sempre bem ventilado, limpo e seco, assim como prevenir o acúmulo de fezes e urina no chão. Também é essencial manter o local da ordenha higienizado para não ter problemas como infecções nos tetos, como a mastite”, orienta a profissional.
Marieli também destaca a importância de uma dieta balanceada, com foco em energia, proteínas e minerais, como forma de reforçar a saúde e a imunidade do rebanho. Quanto à hidratação, recomenda-se manter os bebedouros protegidos ou, se possível, oferecer água levemente aquecida para estimular o consumo.
“Proteger os animais, de modo geral, das correntes de vento, da chuva e da geada, assegurando conforto térmico, contribui para manter a saúde em dia durante o inverno”, completa a inspetora.
Fonte: Globo Rural