A Terra está desacelerando e os dias vão durar mais

Após anos de aceleração, a duração do dia na Terra tornou-se mais longa em 2023 pela primeira vez em sete anos. Além disso, previsões apontam para o dia mais longo desde 2019 em março de 2025.
De acordo com dados do Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
O IERS prevê que a duração de um dia pode chegar a +1,63 milissegundos ao longo de 24 horas até março de 2025 — potencialmente marcando o dia mais longo registrado em cinco anos.
Desafios Tecnológicos:
Embora um milissegundo ou dois possam não parecer significativos, na sociedade tecnológica atual, esses milissegundos acumulados têm um grande impacto. Eles exigem ajustes como um “segundo bissexto” ou, teoricamente, um “segundo excedente” para manter a precisão do tempo digital.
Os satélites GPS, por exemplo, dependem da precisão do tempo para funcionar corretamente. Se não levarem em conta a mudança na velocidade de rotação da Terra, os dados de posicionamento dos satélites podem se tornar rapidamente inutilizáveis, causando problemas em várias áreas, desde a navegação até a comunicação.
Informações da Forbes
Getty Images