COP30: Júlio Pinheiro afirma que Lula resgatou o diálogo entre ciência e política
Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Júlio Pinheiro, destacou o papel de liderança do Brasil nas discussões sobre o enfrentamento às mudanças climáticas e a transição ecológica.
Em um dos painéis da conferência, Júlio ressaltou que sediar a COP30 representa um marco para o país e reafirma o compromisso do governo brasileiro com a agenda ambiental global. “É uma alegria para todos nós vivenciar, aqui no Brasil, no seio da Amazônia, a COP30. Uma proposta apresentada pelo presidente Lula que mais uma vez mostra sua preocupação e engajamento em discutir e encontrar formas para superar as dificuldades dos impactos de um tema dos mais importantes, que é a questão climática“, afirmou.
O secretário destacou ainda o papel dos estados e municípios na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Segundo ele, a governança climática precisa ser descentralizada, envolvendo diferentes esferas da administração pública. “Estamos discutindo o papel dos entes federados na agenda verde do Brasil. É essencial integrar esforços para promover a transformação ecológica de forma efetiva e duradoura”, disse.
Para Júlio Pinheiro, o governo Lula tem desempenhado um papel fundamental na reconstrução política do diálogo entre ciência e gestão pública. “O presidente da República entende que a ciência é a base para as decisões governamentais. Naturalmente, as decisões políticas orientam a base técnica para fazermos as intervenções, construindo políticas públicas amparadas no conhecimento, e além do conhecimento popular, o conhecimento científico. Então é o fim da era do negacionismo e a retomada da ciência como orientadora da nossa ação“, afirmou.
O evento, que reúne líderes mundiais, cientistas e representantes de organizações civis, busca fortalecer o compromisso global no enfrentamento à crise climática, com destaque para o papel do Brasil na conservação da Amazônia e no desenvolvimento de políticas sustentáveis para o planeta.


