PF prende 15 suspeitos de desviar milhões de recursos públicos na Bahia, São Paulo e Goiás.

PF prende 15 suspeitos de desviar milhões de recursos públicos na Bahia, São Paulo e Goiás.
Dinheiro apreendido na casa do servidor da SEC — Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução G1

A Polícia Federal prendeu 15 pessoas na manhã de terça-feira (10) durante a Operação Overclean, que ocorre em cinco estados brasileiros e investiga uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A operação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e a Controladoria-Geral da União.

A organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 825 milhões provenientes de contratos públicos firmados apenas em 2024. Ao todo, foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão, além de ordens para o sequestro de bens. A operação acontece em diversos municípios dos estados da Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com destaque para Salvador (BA), onde 26 dos 59 mandados foram cumpridos.

Esses contratos envolvem fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos, além de práticas de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação busca desmantelar essa rede criminosa, que inclui a realização de mandados de prisão, apreensão de bens e busca de documentos relacionados a essas atividades ilícitas.

Entre os presos estão:

  • José Marcos Moura, empresário conhecido como “Rei do Lixo”, alvo de buscas em sua empresa MM Limpeza Urbana.
  • Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Bahia.
  • Flávio Henrique de Lacerda Pimenta, servidor da Secretaria de Educação de Salvador (Smed), cuja casa foi alvo de apreensão de dinheiro em espécie (sem detalhes sobre o valor).

A operação segue em andamento, e a Polícia Federal continua investigando o caso.

Fonte:G1

Foto: reprodução pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *