Na tarde desta sexta-feira (21), o Parque da Cachoeira dos Prazeres, em Jiquiríçá, Bahia, recebeu a visita do Ministério Público da Bahia. O Dr. Julimar Barreto, promotor regional ambiental, acompanhado da bióloga Ana Carina, do engenheiro sanitarista ambiental Leandro e da auditora e perita ambiental Josenilda Lobo, realizou uma vistoria na área. A visita também contou com a presença do servidor da prefeitura, Agnovaldo de Jesus, e sua equipe.
O Parque da Cachoeira dos Prazeres permaneceu fechado por seis anos, em decorrência de problemas ambientais causados pelo turismo predatório. No entanto, após um período de requalificação, a área será reaberta ao público em 2021.
A obra de revitalização foi iniciada pela WTM CONSTRUÇÕES E TRANSPORTES LTDA e teve um investimento inicial de aproximadamente R$ 973.603,35 (novecentos e setenta e três mil seiscentos e três reais e trinta e cinco centavos).
O engenheiro ambiental Leandro Leal, responsável pelo projeto de arborização, explicou que uma das primeiras ações foi a remoção das barracas e árvores exóticas, que poderiam causar problemas de saúde aos turistas. Ele enfatizou que não foram encontrados dados que indicassem riscos à saúde relacionados à água da cachoeira, desmentindo boatos sobre a presença do caramujo hospedeiro da schistosoma.
Segundo Leandro, o entorno da cachoeira já passou por limpeza da vegetação aquática do rio, e o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) autorizou a limpeza de toda a área urbana do município.
O prefeito Casacalho ressaltou a importância da revitalização da cachoeira para a economia local, uma vez que a reabertura trará maior circulação de dinheiro e benefícios para os moradores e comerciantes.
Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação